sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Nunca mais use uma roupa nova sem lavar!



Hoje li no site do GreenPeace o relatório TOXIC THREADS: THE BIG FASHION STITCH-UP ( Tópicos Tóxicos: o grande remendo da Moda) e parei para pensar: muita gente se preocupa em lavar bem frutas e legumes antes de consumir mas a ameaça tóxica pode estar na sua roupa também.
Nesse relatório eles listam as marcas de roupas testadas ( todas listadas acima na foto) que mais apresentaram irregularidades quanto à presença do resíduo químico Etoxilato Nonilfenol - que em contato com a água se transforma em um reagente que causa alteração hormonal e tem sido responsável em algumas mudanças de gênero em alguns animais marinhos. Dai se inicia uma cadeia tóxica quando os ingerimos...

De todas, a que mais apresentou uma maior quantidade de itens com concentração tóxica foi a nossa querida Zara ( mais uma vez gongada!).
A explicação: as fast fashions trabalham com uma grande rotatividade de coleção e por conta disso os fornecedores são obrigados a trabalhar com grandes quantidades a curto prazo, o que incentiva práticas irresponsáveis com o meio ambiente . Na minha opinião a razão se deve ao fato de serem confeccionadas - ao menos em grande parte - em países onde existe trabalho escravo e consequentemente menos fiscalização.
Cuidado redobrado ao vestir uma roupa nova e por isso é sempre muito importante lavá-la antes de usar. Mas infelizmente tudo vai parar na nossa água de qualquer jeito...
Leia o relatório na íntegra: TOXIC THREADS: THE BIG FASHION STITCH-UP
;-(

Nenhum comentário:

Postar um comentário