sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O papel do Consultor de Moda - para entender de vez!



1. O CONSULTOR DE MODA faz um trabalho mais direcionado ao " o que é tendência", orientando o seu cliente a se vestir de acordo com o que dita a MODA em determinado momento. Muitas das vezes o Consultor de Moda atua fazendo também o papel de um Consultor de Estilo e até mesmo Personal Stylist, já que não basta apenas indicar o look, é necessário também conhecer o gosto pessoal/estilo, tipo físico e a cartela de cores do cliente.

2. Para realizar uma CONSULTORIA DE MODA é importante que o profissional tenha, antes de tudo um "bom olho", ou seja, uma pessoa antenada às tendências de moda. É necessário total imersão nesse universo, dedicando horas de seu dia em pesquisas e leituras sobre esse assunto ( seja acompanhando os principais desfiles das semanas de moda do mundo, premiações de Red Carpets, blogs de moda e até NOVELAS!). 

3. Se o cliente desejar uma consultoria mais aprofundada, o próprio consultor - se preparado - poderá passar orientações sobre VISAGISMO: coloração ideal de acordo com o tom de pele, o corte de cabelo ideal de acordo com o formato do rosto e a IMAGEM que deseja passar, bem como maquiagem.

4. Os desfiles são uma fonte primária de informação de moda já que os estilistas fazem um trabalho de estudo e pesquisa, conectados ao zeitgeist da moda oferecem uma coleção que julgam ser o que será aceito e consumido pela sociedade. Mas no geral, as tendências são ditadas por grandes revistas de Moda ( Vogue Itália, por exemplo) que têm o papel de vender suas edições e para isso se posicionam como "trendsetter" ( algúem que de alguma forma tem o poder de influenciar e lançar tendências). Ao final de cadas semana dos Desfiles de Moda, a equipe das revistas sentam para discutir o que irá saltar das passarelas para as suas páginas.

A presidenta Dilma Rousseff antes e depois de um trabalho de Consultoria de Imagem. Neste caso a consultoria adequou sua imagem ao cargo que almejava.

5. Fora a CONSULTORIA DE MODA, existem também a CONSULTORIA DE IMAGEM e a CONSULTORIA DE ESTILO. Basicamente, em sua essência, todos têm o mesmo objetivo que é o de ajudar o cliente a se vestir bem. A diferença é que na CONSULTORIA DE IMAGEM outras questões fora do âmbito das roupas estão envolvidas, como a postura e a fala. Nesse tipo de consultoria o que se visa é construir uma imagem que passe uma mensagem ou até mesmo credibilidade ( geralmente políticos e pessoas que almejam atingir um cargo importante passam por uma consultoria de imagem).
   Já na CONSULTORIA DE ESTILO o objetivo principal é ajudar o cliente a encontrar a sua identidade visual, qual o estilo condizente com a sua personalidade e quais as roupas que irão ajudar a externar a sua imagem. 
   Existe ainda o PERSONAL STYLIST que executa um trabalho mais pontual, já que a sua função é vestir o cliente. Este profissional garimpa roupas/acessórios que irão compor o look de seu cliente de acordo com o evento. Geralmente são contratados para determinada ocasião ou para " a vida toda" principalmente para pessoas muito ocupadas! Algumas pessoas que são muito ocupadas e que não têm tempo/paciência de ir às compras, podem contratar este profissional para montar a sua mala de viagem, por exemplo. Sabrina Sato ilustra bem a situação de que de uma boa parceria pode surgir uma grande amizade. Constantemente ela é vista com o seu personal stylist Yan Acioly em público, juntos em festas e grandes eventos ou em passeios pelo shopping.
;-)

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